Curiosidades

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Como a Esfinge de Gizé perdeu o nariz?

Pessoal, o site Muito Interessante fez uma matéria com curiosidades sobre a Esfinge de Gizé. Alguns alunos me perguntaram na aula por que a esfinge não tinha nariz. E foi uma ótma pergunta! Afinal, eu sempre conhecia a figura da esfinge, mas nunca havia me perguntado o porquê ela não tem nariz.

Há várias teorias sobre isso, uma delas é que que a esfinge levou um tiro de canhão de Napoleão Bonaparte, quando ele invadiu o Egito.  Mas, essa história veio à tona só por causa da fama de maluco que o Napoleão tinha. Há dois motivos pelos quais essa história não é verdadeira.

O primeiro é que há uma ilustração datada de 1755, quase 50 anos antes da invasão francesa, que o  artista Frederick Lewis Norden retrata a Esfinge já sem o nariz.





O segundo indício são os vestígios no que sobrou do nariz: marcas de ferramentas.
Antigamente, no Egito, a remoção do nariz era uma punição a criminosos. Assim sendo, a maioria dos que os historiadores acredita que, por volta do séc XIV, algum grupo removeu o nariz da Esfinge como forma de protesto ou vandalismo mesmo. Lembrando: a Esfinge de Gizé foi construída 3 mil anos antes de Cristo (alguns defendem que é ainda mais antiga, cerca de 10 mil anos antes de Cristo) e, após o abandono, ficou soterrada até 1817.

Nenhum comentário:

Postar um comentário